sexta-feira, 28 de agosto de 2015

De Repente nas Profundezas do Bosque - Minhas Impressões

Imaginem uma estória onde todos os bichos, desde os maiores até os infinitamente menores desaparecem. Uma aldeia triste, onde o sumiço dos bichos é o tema deste livro bonito. 
Ele também trata sobre ser diferente, sobre fugir dos padrões. Através de duas crianças que ousam desafiar a proibição imposta na aldeia, acompanhamos as descobertas da dupla, torcendo por um desfecho diferente.
Fiquei refletindo como seria minha vida sem os animais por perto. Sem meu Zacarias (meu filho peludo), sem meus cachorros que passaram pela minha vida até hoje...sem os pássaros, enfim, sem uma boa parte de vida. Tudo bem que seria ótimo não conviver com baratas, aranhas e cobras, mas...seria uma vida muito diferente...
Achei o texto poético e muito bem escrito.
É o primeiro livro que leio do Amós Oz e acho que comecei muito bem. Leitura leve e rápida, li numa tarde. A capa do livro é linda e colorida, diagramação boa, tamanho da letra super confortável. Editora Seguinte caprichou.

De repente nas profundezas do bosque - Numa pacata aldeia onde não existe bicho algum, seja ele quadrúpede, peixe, réptil, pássaro ou inseto, as crianças são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem se embrenhou por lá não voltou, ou então voltou avariado. Na escola, a solitária professora Emanuela desenha e descreve os animais que chegou a conhecer em sua infância, mas os alunos riem dela, pois seus pais lhe asseguram que tais seres não passam de lendas malucas e perigosas. Dois dos alunos, porém, não se satisfazem com as explicações dos adultos e resolvem se aventurar pelo bosque para ver com os próprios olhos o que existe lá. Habituado a discutir com originalidade e lucidez, tanto em seus livros como em sua militância pessoal, os grandes dilemas políticos e sociais de nossa época, Amós Oz mergulha aqui no registro da fantasia para tratar de temas como a discriminação, a convivência com o outro e a integração do homem com a natureza. O livro é uma fábula estranha e encantadora sobre a importância da independência de espírito como antídoto à intolerância e ao obscurantismo. Uma fábula, como ele mesmo declarou, para todas as idades. Skoob
Sobre o autor:
Amós Oz nasceu em Jerusalém, em 1939. Considerado um dos melhores escritores israelenses da atualidade, já foi traduzido para mais de 22 línguas. Atualmente mora em Arad, no deserto de Neguev, dedicando-se à militância em favor da paz entre árabes e israelenses e ao curso de literatura hebraica que leciona na Universidade Ben-Gurion. Sua obra é marcada por personagens que sofrem de solidão, conflitos interiores e desenraizamento, reflexo da realidade atual de Israel. Sua obra também foi fortemente influenciada, segundo ele, pelo suicídio da mãe durante sua infância. Tudo isso se reflete na sua criação, onde a temática da fragilidade da natureza humana é constante. (Skoob)

Este livro foi lido para o Desafio Literário Skoob 2015, do mês de  agosto: ler um livro sobre mitologia ou folclore.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Você Gosta de Escrever? Não Perca Esta Chance!! (Parceria)

Olha só que bacana que a Editora Illuminare preparou para quem gosta de escrever!

ATENÇÃO!!! Últimos dias!!

Editora Illuminare e Antologias Brasileiras selecionam contos, crônicas e poesias para seus três novos livros..


Leia os editais e participe:http://www.editorailluminare.com.br/proximasantologias.html
Destacamos seu texto, seu nome e seu talento!
Venha fazer parte dessa família!!

Envios: antologiasbrasileiras2014@gmail.com

domingo, 16 de agosto de 2015

Campanha Fale! Contra o Abuso #CurtiCompartilhei

Não poderia ficar de fora desta campanha tão importante! 
A Editora Valentina criou junto com o grupo de blogueiros Booktubers esta campanha de conscientização e de alerta para este problema tão sério, que tem um impacto enorme nos aspectos psicológicos das pessoas envolvidas.


 O livro que discute este pesado e triste assunto é o Fale!
O livro, narrado em primeira pessoa pela personagem Melinda, conta a estória desta menina que numa festa com colegas da escola é abusada sexualmente. Embora o tema seja pesado, o livro tem um tom intimista e reflexivo, de quem tem dificuldade para entender porque sua vida social mudou tanto após este triste evento. Até acontecer o abuso, Melinda é uma menina como outra qualquer da sua idade, tem seus amigos, frequenta escola, tira boas notas, enfim nada fora do comum, nem que altere sua rotina. 
O problema é que ela não conta para ninguém sobre o abuso, mas logo após acontecer liga para a polícia e "acaba com a festa". Sua melhor amiga não entende seu gesto, se afasta dela, assim como todos os seus colegas. Seus pais e a equipe da escola não entendem as mudanças de comportamento, a queda das notas e do rendimento escolar. Esta confusão acontece porque Melinda não fala com ninguém sobre o que aconteceu. Seu comportamento muda, fica mais retraída e introvertida, apresenta sinais depressivos. Tem somente uma nova amiga na escola, que aliás tem um comportamento bem complicado com ela, "abusando" da sua boa vontade e da sua fragilidade. A autora aborda a questão de forma simples e bem conduzida. 
Questões sobre ser aceita socialmente, sentir-se querida e cuidada fazem parte da temática do livro. 
No final do livro você encontra um material bem bacana sobre abuso, além de uma entrevista com a autora onde ela explica que a idéia do livro veio de um pesadelo que ela teve. O retorno que o público lhe deu após o lançamento do livro é impressionante. 
Acho que este livro pode e deve ser utilizado como indicação paradidática nas salas de aula.  
A edição da Editora Valentina é linda. Adorei a capa. Ótima e caprichada diagramação. Valentina sempre arrasa e sou fã dos seus livros.

Fale! - “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? Skoob
Conhecia a  escrita da Laurie Halse Anderson, pois em 2013 li um outro livro dela, o Garotas de Vidro que trata sobre outro tema difícil e polêmico  que afeta muitos jovens, a anorexia. Embora pesado, o livro é excelente também e recomendo muito sua leitura.

Você leu? Se leu meu conta! Senão leu, leia e volte para me contar o que achou do livro.
Este post faz parte da blogagem coletiva que a nossa amiga Fernanda Reali propõe toda semana. Passa no blog da Fernanda e veja o que o pessoal Curtiu e Compartilhou.

sábado, 8 de agosto de 2015

#CurtiCompartilhei - Nossas Estatísticas do Desafio dos 100 Livros em um Ano


Nosso grupo Desafio dos 100 livros em um Ano do Blog da Clauo é uma delícia! Nele encontramos motivação para ler, mais do que normalmente lemos. 
Não importa se sua meta é ler 10, 20, 100 ou 150 livros. O que importa é o prazer da leitura, a troca de idéias, fazer novos amigos que também amam ler.

Acompanhe nossos números:

Neste semestre lemos 2000 livros!!!!
Nosso paginômetro: 517.687 páginas lidas Emoticon smile

Temos hoje 516 membros inscritos.

Autores mais lidos
  • Agatha Christie
  • Kiera Cass
  • Jo Jo Moyer
  • Jude Watson
  • Nora Roberts
Títulos mais citados
  • Extraordinário,
  • A Seleção
  • Reconstruindo Amélia
  • Mentirosos
  • Como Eu Era Antes de Você
  • Claros Sinais de Loucura
Classificação dos livros:
  • 5 estrelas: 33%
  • 4 estrelas: 35%
  • 3 estrelas: 24%
  • 2 estrelas: 6%
  • 1 estrela: 2%
Adoro este grupo querido e agradeço a participação de todos!!!! 
Se você quiser participar, sinta-se super bem vindo :)
Vamos continuar nossas leituras e deixar nossas estatísticas ainda mais lindas e motivadoras
Este post faz parte da blogagem coletiva que a nossa amiga Fernanda Reali propõe toda semana. Passa no blog da Fernanda e veja o que o pessoal Curtiu e Compartilhou.
Emoticon heart Emoticon smile

Sorteio Descomplicado


Sorteio Descomplicado!!
Quer ganhar este livro? 
Basta curtir a nossa página no Facebook e ser seguidor do blog
Deixe nos comentários na página do facebook apenas o número, em sequência numérica.
Sorteio será realizado pelo site Sorteador dia 27/08 (dia do psicólogo)
Boa sorte!!!!!



sábado, 1 de agosto de 2015

Leituras de Julho - O Que Eu Li

É inegável o quanto o nosso grupo de desafio motiva minhas leituras!
Mês ótimo, repleto de leituras deliciosas.
  1. Seda: adorei este livro, um dos meus favoritos do mês. Segundo livro que leio deste autor e cada vez mais acho que é um dos grande nomes da Itália contemporânea. Recomendo muito. Li emprestado pela minha querida amiga Michelle, do ótimo Resumo da Opera
  2. Vida Querida: livro de contos. Adorei! Muito diferente. Autora ganhadora do Nobel de Literatura. Foi o livro escolhido para nosso Clube da Leitura de julho. Resenha aqui.
  3. Padma: Livro recebido para resenhar através da parceria com a Lilian Comunica. Leitura gostosa e interessante. Autora nacional. Abrimos um livro itinerante dele (se você tiver interessante, me fale que ainda dá tempo de participar). Resenha aqui
  4. A Vida em Tons de Cinza: muito lindo e triste este livro. Adoro livros sobre guerra! Este é sobre a Lituânia, me fez refletir muito. Li em e-book. Foi uma indicação da Hannah, amiga que participa de um desafio literário comigo. 
  5. Cozinha à Prova de Ratos: peguei na biblioteca este livro interessante e um tanto perturbador. Também me fez refletir muito. O que eu faria se tivesse uma bebê deficiente? Personagens expõem com muita franqueza desejos inconfessáveis sobre como agir frente à esta situação.
  6. Não se Esqueça de Paris: um romance delicioso. Leve, bom de ler, fala sobre relacionamentos, expectativas familiares, correspondências e amor, claro. Li em e-book também. Indicação da minha querida amiga Cau.
  7. Nu, de Botas: Há tempos que estou ensaiando para ler este livro. Li depois de ler um comentário entusiasmado de uma amiga do nosso clube do desafio, a Thais. Me surpreendi muito positivamente! O livro é uma delícia! Crônicas da nossa época da escola. Muito, muito gostoso de ler. Recomendo muito! Peguei na biblioteca também. Fiquei feliz pois ele foi escolhido para nosso Clube da Leitura de agosto.
  8. As Pernas da Tia Corália: Depois que li e adorei Nu, de Botas, estava doida pra ler outro livro do Antônio Prata. Este é o primeiro livro dele. É bem bacana e acredito que se tivesse lido primeiro teria gostado mais. É difícil competir com Nú...também peguei na biblioteca.
  9. A Amiga Genial: SENSACIONAL! Amei este livro! Primeiro de uma série de 4 livros , Série Napolitana, conta a estória de duas amigas. Acabei o livro precisando da continuação, imediatamente! Será discutido num clube de leitura.
  10. A Intrusa: li para meu projeto #oespiritadomes. Lerei um livro espírita por mês e este foi o segundo. Leitura fácil, elucidativa, romance espírita. Também peguei na biblioteca.
Resumo do mês: 
Um livro para o Clube da Leitura 
03 e-books (lidos no Kobo)
05 livros emprestados da biblioteca
01 livro de parceria

E você, me conta o que leu? Leu algum destes?