domingo, 30 de março de 2014

Trio Nordestino - Viagem Pelo Brasil em 54 Livros


Este mês o desafio do grupo Viagem Pelo Brasil em 54 Livros foi ler três livros de autores nordestinos. Desafio aceito, meus escolhidos foram estes daqui:


Aproveitei para conhecer um pouco da obra da Rachel de Queiroz que eu vergonhosamente ainda não tinha lido nada. O terceiro livro, Galiléia, escolhi após uma pesquisa na internet. Os três foram emprestado de biblioteca pública. 

 

Fiquei impressionada com os livros da Rachel de Queiroz. Atuais e contemporâneos, parece que foram escritos hoje! Rachel foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
O primeiro, Cenas Brasileiras é um livro de contos. Interessante,  mostra cotidiano da cidade grande. Seus textos são muito bem escritos, numa linguagem clara e acessível. Não gostei da capa e também não curti muito a diagramação do livro. Li vários livros desta coleção "Para Gostar de Ler" na época do colégio, mas não lembrei deste aqui.


Sinopse - Cenas Brasileiras - Para Gostar de Ler - Vol. 17 - Rachel de Queiroz

Num clima de deliciosa conversa com o leitor, Rachel de Queiroz desfia nas crônicas aqui reunidas histórias tocantes da gente brasileira. Crianças que descobrem o mundo, adultos que lutam pela sobrevivência sem abrir mão de seus sonhos, casos curiosos que divertem e atitudes inesperadas que dão o que pensar. Rápidos flagrantes da nossa realidade na voz de uma das maiores escritoras do Brasil.SKOOB
Nota: 3/5



Assim que bati os olhos neste livro, As Três Marias, lembrei da novela exibida pela Rede Globo em 1980 baseada neste livro. Assisti na época, mas não lembrava os detalhes e foi por causa disso que escolhi este livro também. A novela foi bem mais "leve" que o livro.
Conta sobre a amizade de três amigas, três Marias. Percebi que aqui a autora manifesta uma certa desilusão, uma melancolia que cerca os relacionamentos. Relacionamentos frustrados, sonhos perdidos fazem parte desta trama.
Muito bem escrito também. Esta edição é do Círculo do Livro. Minha mãe era sócia e li muitos livros através deste Círculo. Diagramação não é uma das minhas preferidas.


Sinopse - As Três Marias - Rachel de Queiroz

Em seu quarto romance, "As Três Marias", a escritora cearense Rachel de Queiroz foi ainda mais fundo em um tema que já estava presente em todas as suas obras anteriores: o papel da mulher na sociedade. A história tem início nos pátios e salas de aula de um colégio interno dirigido por freiras: Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José são amigas inseparáveis que ganham de seus colegas e professores o apelido de "as três Marias". À noite, deitadas na grama e olhando para o céu, as meninas se reconhecem na constelação com a qual dividem o nome. A estrela de cima é Maria da Glória, resplandecente e próxima. Maria José se identifica com a da outra ponta, pequenina e trêmula. A do meio, serena e de luz azulada, é Maria Augusta - ou simplesmente Guta, como sempre preferiu ser chamada. Com o passar do tempo, Maria da Glória se transforma em uma dedicada mãe de família e Maria José se entrega por completo à religião. Guta, por outro lado, não se sente capaz de seguir os passos de nenhuma de suas velhas companheiras. Apesar de sua formação conservadora e rígida, ela sempre desejou ir muito além dos portões e muros daquele internato. Seus instintos a instigavam a procurar e explorar novos mundos. Assim, Guta termina a colégio e corre em busca de sua independência. Seu ideal é viver sozinha, seguir seu próprio caminho, livrar-se da família, romper todas as raízes, ser completamente livre. A realidade, no entanto, se mostra muito diferente daquilo que estava descrito nos romances açucarados e livros de poesia que passavam de mão em mão entre as adolescentes sonhadoras. Guta descobre o amor, mas através dele é também apresentada à desilusão e à morte. "As Três Marias", publicado originalmente em 1939, conquistou o cobiçado prêmio da Sociedade Felipe de Oliveira e, décadas depois, foi adaptado como uma novela para a televisão. De leitura ágil, o romance é um importante marco na literatura brasileira e um dos mais populares em toda a obra de Rachel de Queiroz. SKOOB
Nota: 3/5


Não conhecia o trabalho do Ronaldo Correia de Brito, mas como comentei no começo do post, li elogios e ótimas críticas do livro. Gosto muito dos livros da Editora Alfaguara. As capas e a diagramação são sempre caprichadas e estilosas! 
Um retrato seco e árido do sertão, do patriarcado, do preconceito, das tradições, crendices. O autor tece sua trama de uma forma tão interessante que às vezes fiquei em dúvida se o acontecimento existiu na estória ou foi um pensamento/fantasia do personagem. 
Muito bem escrito e interessante, este romance ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura 2009.
Outro livro que mescla passado e presente, como eu gosto. Quero ler os outros livros deste talentoso autor.


Sinopse - Galiléia - Ronaldo Correia de Brito

Três primos atravessam o sertão cearense para visitar o avô Raimundo Caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente que definha na sede da fazenda Galiléia. Ismael, Davi e Adonias passaram parte da infância ali, mas fizeram o possível para cortar seus laços com a terra de origem. Fazem parte de uma geração que largou o campo para nunca mais voltar. Foram viver no exterior, procuraram reconstruir a vida em Recife, em São Paulo, na Noruega. SKOOB
Nota: 4/5

Estes livros cumprem a quinta, sexta e sétima viagens do grupo do Viagem pelo Brasil em 54 livros.



sábado, 29 de março de 2014

Blogagem Coletiva # ASemana - Post 7


Mais uma boa semana que se foi. 
Hora de contar o que aconteceu por aqui nestes dias:
  • Fomos entregar mais livros recebidos, de amigos queridos, ao Sr Maurício
  •  Pausa para um café gostoso com Amorzão
  •  Leituras da semana. Adorei os dois! Esmalte: Sofia, da coleção Isis Valverde, da Impala. Um dos vermelhos mais lindos que eu já vi.

  •  Não resisti...bolo de limão e café. Tenho que ficar só com o café...
  •  Meus loiros lindos!!
  •  Minhas suculentas gordinhas. Adoro!!



E sua semana? Foi boa? Me conta!
Aproveita e passa no blog da Fernanda Reali e veja a semana da turma.

A Chave de Sarah - Desafio Loucas por Livros & Esmaltes



Um dos livros mais lindos e tristes que eu já li! Especial em todos os sentidos, ganhei de uma nova amiga querida no meu aniversário, um presente que eu nem imaginei receber. Fiquei uma semana totalmente impactada com o livro e até hoje ele mexe comigo.
Gosto muito de livro que intercala a trama, contando a estória no passado e no presente. Acho que isto deixa a estória ainda mais interessante, e é o que acontece com este livro. A estória é ambientada em Paris, Julia, uma jornalista americana recebe a incumbência de escrever sobre o aniversário de um dos fatos mais tristes, vergonhosos e ignorados da França, o dia que milhares de judeus foram presos e deportados para as câmaras de gás de Auschwitz. Em sua pesquisa e por uma grande "coincidência" ela descobre a estória de Sarah, uma das meninas que participaram deste triste episódio. 
Um livro triste, emocionante, que me fez refletir, me fez pensar. A autora alivia a tensão com a estória de vida de Julia, que enfrenta também dificuldades no seu casamento e na sua vida, mas que tem muita vontade de vencer e de viver de forma plena.
Com este livro questionei muito sobre este período da guerra, sobre os sobreviventes, como fica o emocional destas pessoas que enfrentaram perdas tão terríveis. Normalmente não leio estes livros, justamente por serem tristes demais, mas acho que nada é por acaso e se ele chegou até aqui é porque era para ser lido...
LINDO, LINDO, LINDO!!!!!
Muitíssimo bem escrito, capa linda, ótima diagramação, texto flui muito bem, apesar do tema pesado. Não se deixe impressionar e LEIA! Depois me conta o que achou.

Sinopse - A Chave de Sarah - Sarah's Key - Tatiana de Rosnay

Julia Jarmond é uma jornalista Americana que vive em Paris há 25 anos e é casada com o arrogante e infiel Bertrand Tézac, com quem ela tem uma filha de onze anos. Julia escreve para uma revista americana, e seu editor pede que ela cubra o sexagésimo aniversário da grande concentração no Vélodrome d’Hiver – um estádio no qual dezenas de milhares de judeus ficaram presos antes de serem enviados para Auschwitz.
Ao se aprofundar em sua investigação, Julia constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand. Ela resolve descobrir o destino dos ocupantes anteriores. É revelada então a história de Sarah, a única dos Starzynski a sobreviver.
A família de Sarah foi uma das muitas brutalmente arrancadas de casa pela polícia do governo colaboracionista francês. Michel, irmão mais novo garota, se esconde em um armário, e Sarah o tranca lá dentro. Ela fica com a chave, acreditando que em poucas horas estará de volta. Julia é então impelida a retraçar a sofrida jornada de Sarah em busca de liberdade e sobrevivência, dos terríveis dias em campos de concentração aos momentos de tensão na clandestinidade, e por fim seu paradeiro após a guerra. E à medida que a trajetória da garota é revelada, mais segredos são desenterrados.
Ao escrever sobre o passado da França com uma clareza implacável, Tatiana de Rosnay oferece em A Chave de Sarah um contundente retrato da França sob a ocupação nazista, revelando tabus e negações que circundam este doloroso período da História francesa. SKOOB

Nota: 5/5

Em março o desafio do nosso grupo no Facebook Loucas por Livros & Esmaltes foi este:
Desafio: Livro: Ler um livro com nome de mulher. Vale livros com só um nome ou uma definição depois. Ex:; Cleópatra, a rainha dos reis. Esmalte : Usar um esmalte com nome de mulher.

O esmalte que eu escolhi foi o Sofia, da coleção Isis Valverde, da Impala. Um dos vermelhos mais bonitos que já usei. Adoro este tom. Boa esmaltação.





quinta-feira, 27 de março de 2014

Amazônia - Um Caminho para o Sonho - Book Tour e 4ª Viagem pelo Brasil


Este é o primeiro Book Tour que eu participo. Você sabe como funciona um? O autor do livro doa o livro, a pessoa encarregada de organizar a viagem faz os convites, organiza a lista e controla o tour. Depois da leitura devemos fazer uma resenha e publicá-la no blog contando o que achamos do livro. No final da viagem este livro será sorteado entre os participantes.


Termino o livro morrendo de vontade de arrumar a mala e partir rumo à aventura de conhecer a Amazônia, esta incrível viagem! A autora criou uma trama muito gostosa de ler. Mescla romance, amizades, fatos reais que não aprendemos nas aulas de geografia e história, com mensagens reflexivas do dia à dia. O que achei mais bacana no livro foram as descrições de lugares que quero muito conhecer como Parintins, o Boi Bumbá, Belém, além de histórias como  Fordlândia, o sonho de Henry Ford de estabelecer no Brasil uma nova América. 
Quatro amigas partem do Sul em viagem de férias e é uma delícia acompanhar esta aventura.
O livro tem colorido, tem curiosidades e tem um Brasil lindo que ainda hoje pouco conhecemos. Redes, barcos navegando em rios, paisagens exuberantes. Rico em detalhes que consigo imaginar e acompanhar perfeitamente.
Um prazer conhecer o trabalho de mais uma autora brasileira talentosa.
Adorei a capa, a diagramação e a trama.

Sinopse - Amazônia - Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee

Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, que embarcam em uma viagem em busca de conhecimento, não só dos cenários amazônicos, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Que mistérios nela se ocultam? Em uma viagem que começa em Manaus, passa pelo maravilhoso encontro das águas do Rio Negro e Solimões, por Parintins, pela misteriosa Fordlândia e pela incrível Belém, o leitor descobrirá segredos e sentimentos que o levarão à conscientização sobre a preservação da Amazônia, a conhecer os mitos e o folclore da região, a experimentar uma pitada de romance e aventura que o deixarão atento do começo ao fim. Amazônia – Um Caminho para o Sonho, um convite para refletir sobre a vida, sobre a ecologia e sobre seus próprios sonhos e desejos. “Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos, descobre-se a força para percorrer o caminho para o sonho.” SKOOB

Nota: 4/5
Este livro também cumpre o quarto desafio do Viagem pelo Brasil em 54 livros.







segunda-feira, 24 de março de 2014

O Chamado do Cuco - Desafios Literários



Este mês o tema de dois desafios, o Literário do Skoob e o Literário 2014 é o mesmo: suspense, englobando policial/mistério/assassinato.
Confesso que não é meu tema preferido, mas desafio é desafio!
Estava muito curiosa para ler este livro. Robert Galbraith é na verdade o pseudônimo da autora de Harry Potter, J.K. Rowling. Li que após 3 meses de modestas vendas, a autora verdadeira foi revelada e aí o livro disparou (aqui)
Achei o livro bem interessante.
A estória do grandalhão Strike, um veterano de guerra que atualmente trabalha como detetive particular é contratado pelo irmão adotivo de uma famosa modelo que foi encontrada morta, após um trágico acidente. Este acidente foi tratado pela polícia como suicídio.
O desenrolar da trama é bem interessante. Strike tem como secretária Robin, uma mocinha que alimenta um sonho secreto de ser uma detetive também. Robin é inteligente, esperta e forma uma dupla interessante com o detetive/patrão. Gostei das sutilezas de personalidades dos personagens. Será que teremos continuação da estória?! Sim, no Skoob aparece como livro 01.
O livro é bem escrito, ágil, cheio de detalhes, o que em alguns momentos me cansou um pouco também. 
Chego à conclusão que sou uma péssima detetive, não cheguei nem perto da solução do enigma do livro!
Diversão na certa.
Gostei da capa, da diagramação. Tradução impecável, não encontrei um mísero errinho de português, eba!

Sinopse - O Chamado do Cuco - Cormoran Strike - Livro 01 - Robert Galbraith

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios. SKOOB


Nota: 4/5

Este livro cumpre os desafios de março que é ler um livro de suspense, dos Desafios Literário do Skoob e o Desafio Literário 2014. Agradecimento super especial à minha amiga Celi que me proporcionou a leitura deste livro. Livro lido através do grupo do Livro Viajante do Skoob.









domingo, 23 de março de 2014

Blogagem Coletiva # ASemana - Post 6


Mais uma semana que passou voando...semana boa! Muito trabalho, livros, alegria, família, amor! Bem vindo, outono, seu lindo! O tempo deu uma refrescada deliciosa!
Vem comigo:
  • No domingo fizemos um café da tarde para minha irmã e minha sobrinha, aqui em casa.
  •  Zaca em sua sessão de beleza. Voltou ainda mais lindo, cheiroso e soft! Adora uma pose...

  •  Esmalte da semana: Sofia, da Impala, coleção Isis Valverde. Adoro este tom!
  •  Aprendi estes fofos corações de origami (coloquei no Face o link, mas se alguém quiser é só falar que eu mando), facinhos de fazer, vão enfeitar minhas cartinhas.
  • Livros da semana, li para o Desafio de Trio Nordestino, do grupo 54 Viagens Pelo Brasil. Ótimos!


E sua semana? Foi boa? Me conta!
Aproveita e passa no blog da Fernanda Reali e veja a semana da turma.

sábado, 15 de março de 2014

Blogagem Coletiva # ASemana - Post 5

Hoje é dia de contar nossas felicidades, o que aconteceu de bom na semana.
Vem comigo!
  • Sábado foi dia de almoçar e passear com amigos queridos pela Av. Paulista


  •  Domingo cedo compras no supermercado e parada estratégica para um café com broinhas quentinhas
  •  Segunda começamos a semana super bem, com um risoto de gorgonzola, presunto parma e figos. Hummmm!!!!!
  •  Zaca e sua pose sexy
  •  Livros recebidos de amigas queridas que serão doados para o Sr Maurício (aquele senhor que adora ler e que fui visitar algumas semanas atrás)
  •  Promoção da Submarino não resisti: 9,90 cada livro!
  •  Peguei ontem este trio nordestino para o Desafio do Brasil em 54 Viagens, já estou no segundo livro. Ótimos!
  •  Ontem a noite fomos no Mocotó com amigos. Uma delícia, sempre!


  •  Esmalte da semana: Laranja Elástico da Colorama
  •  Minhas plantinhas
  •  Desafio da quinzena do grupo Loucas por Livros & Esmaltes: unhas laranjas

E sua semana? Foi boa? Me conta!
Aproveita e passa no blog da Fernanda Reali e veja a semana da turma.