quarta-feira, 29 de maio de 2013

As Vantagens de Ser Invisível: Desafio Literário 2013

Este é o segundo livro que eu li para o desafio deste mês (maio) do Desafio Literário 2013
Foi citado no filme High School Band, onde a personagem de Vanessa Hudgens aparece lendo o livro, segundo o blog Estranho Mundinho Insano.

Sinopse - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo. Skoob.


Decepcionada...foi assim que terminei o livro. 
Tinha uma expectativa que este livro seria bem legal e muito interessante, já que a sinopse era bem boa. 
Charlie narra através de cartas várias situações, sentimentos e conflitos de sua vida. Minha impressão é que tudo ficou bem solto e meio sem sentido. No final não entendi nem a quem eram endereçadas as cartas.
Esperava mais e acho que o potencial do livro não foi bem explorado e a estória ficou bem superficial. 
Me surpreendeu a classificação da biblioteca, que o indica na categoria de 11 a 17 anos. Não que eu seja puritana (longe disso) mas acho que as citações de relacionamento homossexual e drogas, entre outras, pegam um pouco pesado para a galerinha de 11 anos...
Adorei a capa, que aliás eu acho que é a coisa que mais chama atenção no livro.

Nota: 2/5


Este livro cumpre o tema do mês de maio do desafio literário 2013 que é ler um livro citado em filme. 

Persuasão: Desafio Literário 2013

O desafio literário deste mês é ler um livro citado em filmes.
Li Persuasão, de Jane Austen, citado no filme A Casa do Lago. 
Escolhi este livro porque ainda não tinha lido nenhum livro desta autora e estava curiosa.

Sinopse - Persuasão - Jane Austen

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.Skoob.

O que mais me chamou a atenção neste livro foi a forma atual da autora escrever, já que o livro foi escrito em 1816 (e publicado após sua morte, em 1818).
A personagem principal é uma otimista, que enfrenta as dificuldades da vida, o pouco caso das irmãs e do pai e consegue ter uma boa qualidade de vida. No fundo é quem vive melhor na família. 
Achei um livro fácil de ler, que poderia ser melhor ainda não fosse a péssima diagramação da edição que eu peguei. Sabe aquele livro fininho, que não tem nenhum espaço entre os parágrafos?! Parece que "espremem" as linhas para economizar no número de páginas...
Me cansa ler livros assim. Foi uma pena, pois acho que aproveitaria mais a leitura se não fosse isso. Como este foi o único que exemplar que encontrei na biblioteca, li assim mesmo.

O mais bacana deste desafio é justamente te inspirar ler livros que não seriam primeiras opções de leitura.

Nota: 3/5



Este livro cumpre o tema do mês de maio do desafio literário 2013 que é ler um livro citado em filme.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Marcelo Rubens Paiva


Neste sábado estivemos na Biblioteca de São Paulo, para participar de um evento muito bacana, o Segundas Intenções.
Recebi o convite por e-mail e fiz nossas inscrições durante a semana.
Conhecer pessoalmente o escritor Marcelo Rubens Paiva foi muito bacana! Sou fã dele desde que li Feliz Ano Velho, seu livro de estréia. Nele, Marcelo conta também sobre o acidente que o deixou paraplégico. Também li Blecaute. Assisti Malu de Bicicleta, dele também. 

Eu sempre imaginei o Marcelo como uma criatura carismática, descolada, de bem com a vida, mesmo depois do acidente. Ele é tudo isso mesmo! 
Vimos um Marcelo amadurecido, um pouco tímido, com sacadas interessantes e um humor refinado.
Durante as duas horas do evento contou sobre sua vida e sua trajetória profissional. A platéia acompanhou atenta o bate papo. Foi bem descontraído.

No final, simpático, autografou os livros que o pessoal levou. Eu não levei e me arrependi...mas fiz questão de entrar na fila. Disse a ele que era fã dele e que queria cumprimentá-lo e tirar uma foto com ele. Ele sorriu e concordou. 

Segundas Intenções acontece todo terceiro sábado do mês. Ainda não anunciaram o próximo autor, mas já aguardo ansiosamente...

sábado, 25 de maio de 2013

Ainda Não Te Disse Nada: Livro Viajante - Post 4



Ainda não te disse nada - Maurício Gomyde 

Sinopse



"Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo... SKOOB

Você conhece este autor? Maurício Gomyde? Não?! Ah, então procura os livros dele, o  moço escreve muito bem! 
Um estilo bonito, que flui muito bem. Uma escrita limpa, gostosa de ler. Bem escrito, uma estória muito interessante.
Recebi este livro através do grupo Livro Viajante. Confesso que foi sem maiores pretensões, já que não o conhecia, mas gosto muito de literatura brasileira atual também. 
Logo nas primeiras páginas me apaixonei e não consegui desgrudar do livro até terminar.
Sabe aquele romance gostoso?! Que você torce pelos personagens e depois que acaba fica com saudades deles?! Este é um destes livros.
Gostei da capa, da diagramação, de tudo.
Claro que pesquisei os outros livros e estou com outro dele aqui, na fila para ler.
Dá uma passadinha no blog dele, é bem legal também. Atencioso ele sempre responde os tópicos.
Nota: 5/5





sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pequenas Felicidades: Post 39

Semana com friozinho, bastante trabalho, muitas leituras, malhação...enfim, muitas coisas boas!

  • Nossas gérberas florindo. Estas eram as flores preferidas da minha mãe. Comprei pra ela de presente de dia das mães. Três novos botões surgindo, coisa linda!



  •  Café pra mim e fondue de chocolate para Lelê num dos nossos passeios.



  •  Livros viajantes chegando, outros partindo. Amo ler e cada vez mais adoro este grupo!


  • Fiz, pela primeira vez, duas aulas de bike e adorei. A academia é ótima, estou animada com o presente que me dei.
Vem brincar com a gente. Conta como foi sua semana e passa lá no  Botõezinhos e veja quantas pequenas felicidades!!!!

sábado, 18 de maio de 2013

Pequenas Felicidades: Post 38

Sábado...ontem foi dia de Pequenas Felicidades...meu celular quebrou, portanto estou sem minha super máquina, mas não vou ficar de fora!
Semana ótima!!
  • Domingo tivemos almoço de dia das mães aqui em casa. Feijoada, família reunida, meus amores comigo, presentes! O que mais posso querer?! Amei tudo!!
  • Caminhadas diárias com meu amorzão.
  • Quarta feira finalmente fiz minha matrícula na academia. Me dei de presente de dia das mães.
  • Terminei mais dois livros: Harém e Merde! Um Ano em Paris. Adorei. Os dois são do grupo Livro Viajante do Skoob. Vem resenhas por aqui. 
  • Ontem fomos comer uma pizza super gostosa.
  • Virada cultural neste final de semana. Esta semana também promete!!
Vem brincar com a gente. Conta como foi sua semana e passa lá no  Botõezinhos e veja quantas pequenas felicidades!!!!

domingo, 12 de maio de 2013

Feliz Dia Das Mães!!!!!!


Neste domingo comemoramos aqui em casa o dia das mães. Foi uma comemoração deliciosa! Como é bom ficar perto daqueles que mais amamos.
Fizemos uma gostosa feijoada, rimos, comemoramos, os presentes e os ausentes fisicamente, mas que nunca saem dos nossos corações.
Casa florida, pessoas amadas, quer jeito melhor para passar esta data tão especial?!

Bouquet de Boca de Leão, a flor preferida da minha avó amada
Pedrão, Zito, tio Décio e Douglas

Maria Antônia, Bia e Lelê
Pavê de chocolate, a sobremesa que minha mãe mais gostava de fazer
Meu presente!!




sábado, 11 de maio de 2013

Pequenas Felicidades: Post 37


Semana boa!
Semana de aniversário! O blog completou três anos. Três anos de felicidades, grandes felicidades.
Conheci tanta gente bacana, descobri um mundo totalmente novo aqui.
Um começo despretensioso...nem imaginava o que viria pela frente.
O blog é meu espaço, minha sala de conversa, de bate papo, de trocar idéias, de falar sobre o que eu gosto, de literatura, de impressões sobre filhos, amor, cachorros, amigos, escola, lazer...e o que mais achar interessante.


Vem comemorar comigo! 
Vem brincar com a gente. Conta como foi sua semana e passa lá no  Botõezinhos e veja quantas pequenas felicidades!!!!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Três anos de Blog!! Parabéns Pra nós!!

8 de maio de 2010...aqui começou meu blog!

Três ano de alegrias, descobertas, e muitas emoções. 
Aqui conheci um mundo à parte, um mundo de cumplicidade, de afinidades, de amizades.
Conheci gente daqui de pertinho, de outros estados e outros países. Ô coisa boa! 
Só tenho a agradecer e desejar vida longa ao nosso querido blog!

E para comemorar tem que ter presente:

Vamos fazer um sorteio bem simples. 
A minha querida amiga Keley/ Keley no flickr nos presentou com um lindo panô personalizado. 
Eu ADORO o meu, por isso sugeri um para sortear entre nossas amigas. 
A ganhadora me manda uma foto e a Keley faz o presente. 
Não quero ninguém de fora, então vale para todas as minhas amigas, inclusive as internacionais!
Não esqueçam de curtir a Fan Page da Keley. Tem muitas coisas lindas lá!!

Para participar é muito, muito simples: deixe um recado aqui neste post e só neste post, com nome e e-mail. Cada amiga terá direito a um número de participação. 
O sorteio será realizado no dia 01/06, as inscrições estarão abertas até dia 31/05.
ATENÇÃO: a ganhadora terá até dois dias para responder o e-mail, caso contrário farei novo sorteio, combinado?!



Tim-tim e viva nós!!!!




Vem mais novidades por aqui, não percam...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Por Favor, Cuide da Mamãe - Lendo Entre Amigas


Sinopse - Por favor, cuide da Mamãe - Kyung-sook Shin

Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.SKOOB.

Há tempos queria ler este livro e a Sarah gentilmente me mandou (no mercado paralelo do nosso grupo de leituras, Lendo Entre Amigas). Ops...na verdade este livro foi o escolhido pela turma como o livro que a Sarah colocaria na nossa roda de leitura, aliás eu votei nele, porque estava doida para ler!

Perturbador...um livro forte, corajoso, que expõe algumas vivências dolorosas e difíceis.
Park So-Nyo é uma mãe dedicada à família , que cuida de todos e não é cuidada por ninguém. Pede a vida toda que o marido ande ao lado dela e não na sua frente como sempre acontece. Quando ele entra no vagão do metrô (na frente dela), ela fica para trás.

Devorei o livro. 
Curioso pensar como muitas vezes não conhecemos realmente quem está ao nosso lado. Aqui, depois do desaparecimento da Mãe, a família reflete em escolhas, em dedicação, em tempo, em cuidado, ou na falta de tudo isso. No desenrolar da estória, finalmente conhecemos a personagem, com características e atitudes nunca percebidas.

A autora tem uma forma bem delicada de escrever, uma linguagem envolvente, que flui muito bem.  Apesar do tema pesado, você não consegue desgrudar do livro até terminar. Naturalmente te faz pensar sobre SUAS relações familiares.

A capa é suave e acho que é esta a mensagem da autora, uma personagem suave, que transmite amor e cuidado e que raramente recebe estes de volta. 

Termino o livro triste e pensando como posso melhorar ainda mais minhas vivências familiares.

Um livro impactante que recomento muito.

Nota: 5/5



domingo, 5 de maio de 2013

Mecânica Para Mulheres


Ontem participei de um curso muito bacana!
Um curso sobre mecânica para mulheres, com a mecânica Roseli Oliveira.
Foi uma delícia!
Na chegada, manobristas atenciosos, um belo café da manhã, quick massage, espaço Kids. Ganhamos kits e um material bem legal de apoio.
A palestra foi ótima. Entendi vários conceitos, Roseli deu várias dicas.
Sai de lá morrendo de vontade de abrir o capô do carro e verificar eu mesma os itens básicos. Era esta a proposta, que o carro deixasse de ser um grande desconhecido. 
Procuro me interessar, mas confesso que até então não entendia quase nada de funcionamento do meu querido carrinho.
Parei no posto e ja coloquei em prática as primeiras orientações.
Valeu muito a pena!
Fica  a dica.
Atenção: este não é um publieditorial. Eu fui convidada e adorei, por isso fiz este post.






quarta-feira, 1 de maio de 2013

ER - Forever...


Hoje assisti com a Letícia mais um capítulo de Grey´s Anatomy, que ela adora e eu gosto também. 
Há tempos venho insistindo que Grey´s não chega aos pés da  MELHOR série de todos os tempos: ER, Emergency Room, na TV Globo foi traduzida como Plantão Médico.
AMO!! Assisti todas as temporadas e me senti órfã com seu término.
Na época do Okrut participava de uma comunidade super legal, pena que não achei a mesma turma no Face.

A icônica abertura de ER com trilha de James Newton Howard é considerada uma das mais marcantes na história da televisão. Porém, a partir da 13ª temporada, ela foi substituída por uma introdução de aproximadamente dez segundos para dar mais tempo para o desenvolvimento das tramas, segundo os produtores. Essa decisão se mostrou polêmica entre os fãs do show. Michael Crichton, criador da série, faleceu no dia 5 de novembro de 2008 de câncer (5 meses antes do término da série). Daqui
ER foi a série mais longa, começou em 1994 e foi até 2009. Arrebanhava uma legião enorme de fãs e foi um dos maiores sucessos da Warner. O último capítulo foi transmitido ao vivo.
Quintas feiras, as 22 horas era a hora de ER!
Emoção,  dramas eletrizantes,  romances, relacionamentos...que série fantástica.
Saudades...

Enquanto escrevo este post, Lelê assiste a primeira temporada, ainda tenho guardado com muito carinho o box da primeira temporada.



E você? Assistiu? Gostava também? Me conta...